blank

Você sabia que a indústria pode ter benefícios concretos e mais lucros a partir do uso das ferramentas de automação comercial?

Afinal são tantos dados a serem analisados, gráficos, números e tantas informações que precisam se cruzar, que para o resultado final ser o mais fiel possível, é preciso contar com especialistas para cada setor ou sistemas que automatizem esses processos.

Com a utilização de softwares de automação, o gestor consegue ter maior foco em outros pontos essenciais da indústria, como uma melhor gestão da equipe de vendas e estratégias para que o setor comercial alavanque suas vendas.

Como a automação comercial funciona?

A automação comercial funciona com base na utilização de softwares que são capazes de aumentar a produtividade dos mais diversos setores da organização.

Entre eles o controle efetivo do estoque de insumos, controle de caixa, entrada e saída de produtos, economizando muito tempo e trabalho das equipes. É preciso apenas configurar a ferramenta de acordo com as necessidades do seu negócio, e muitas empresas oferecem o suporte para isso.

Quais são os principais benefícios da automação comercial?

Quer bons motivos para implantar a automação comercial na sua indústria hoje mesmo? Então, veja as inúmeras vantagens que ela pode oferecer!

Redução dos custos

Uma das metas de grande parte das indústrias é reduzir os custos ao máximo. 

Quando você utiliza as ferramentas de automação, além de economizar na contratação de um especialista, você também diminui a probabilidade de erros.

Redução de atividades operacionais e repetitivas

Há diversas atividades que são puramente mecânicas dentro de uma indústria, como o preenchimento de notas fiscais, por exemplo.

São tarefas burocráticas que consomem um tempo significativo dos funcionários — tempo esse que poderia ser mais bem utilizado em atividades que realmente agreguem valor ao cliente.

Controle o seu faturamento

Quando há um maior controle interno sobre todos os processos da indústria, fica bem mais fácil identificar todas as entradas e saídas financeiras.

A automação oferece esse controle e, assim, melhora a gestão do seu negócio e a parte econômica e  consequentemente, melhora o faturamento.

Se o resultado for menor que o esperado, fica mais fácil identificar de qual setor é o erro e melhorar os processos dentro dele.

Controle sobre o estoque

Essa pode ser uma das maiores dificuldades que uma indústria apresenta, especialmente se ela lida com uma grande variedade de produtos.

Saber quando repor a matéria-prima, quando iniciar uma promoção de itens para que não fiquem parados nos armazéns e em qual produto investir é essencial para ter um bom resultado no seu trabalho.

Integração de setores

Outro benefício que a automação comercial pode oferecer para a indústria é a integração de setores.

O setor de vendas também pode ser integrado ao de atendimento,facilitando o trabalho de ambos os departamentos .

Outro exemplo é a integração com o setor de produção. A automação comercial permite a compilação de dados mais robustos da sua demanda e, dessa forma, antecipar que produtos repor, por exemplo para que a produção continue acontecendo sem surpresas.

Gerenciamento de vendas

Aqui, você pode usar as ferramentas de automação comercial para acompanhar, em tempo real, o aumento dos lucros e também quais são as melhores opções para aumentar o desempenho da sua equipe de vendas.

Todos os processos passam a ser feitos de forma mais rápida e também com uma margem menor de erros.

Além disso, as ferramentas podem ser utilizadas desde o primeiro momento da confecção do produto ou da entrega dele pelo fornecedor até chegar às mãos do cliente.

O que um software de automação pode fazer pela sua operação?

Uma das grandes vantagens da utilização de um software de automação dentro da indústria é que ele consegue oferecer maior produtividade para a equipe.

A partir do uso da automação comercial é possível também identificar os possíveis gargalos na operação. Os gargalos são os pontos presentes em um processo que podem sugar os recursos da indústria, não só financeiros e materiais, como também humanos.

Além disso, há outros pontos que precisam ser destacados para mostrar como a automação comercial pode ser útil para o seu empreendimento.

Possibilita a expansão, facilita os processos de venda.

Diversas etapas podem ser automatizadas dentro da indústria Todas as tarefas mais burocráticas, repetitivas e operacionais. A gestão fiscal da indústria, ações de marketing, gestão de estoque.

Como escolher o sistema de automação comercial para a sua indústria?

Primeiro, você precisa identificar qual é o momento para automatizar as tarefas. Analise, por exemplo, se há falhas frequentes na hora de realizar atividades simples, erros constantes na hora de fazer a entrega de um pedido, problemas nos compartilhamentos de dados entre os setores.

A partir disso, você precisa escolher qual o sistema de automação comercial mais compatível com a sua organização.

Existem empresas de automação comercial que oferecem esse suporte no momento da escolha do melhor sistema através do conhecimento dos seus consultores.

A ACB é uma dessas empresas. Aqui, o negócio do cliente é analisado pra que a melhor ferramenta seja oferecida e a indústria possa colher os melhores frutos com o uso da automação comercial.

Outros Posts

Automação comercial é coisa só de empresa grande?

Tenho uma pequena empresa e preciso melhorar meus fluxos. Posso ter automação comercial? Com a automação de processos, funcionários e donos de empresas conseguem simplificar etapas, processos e práticas diárias nos negócios. Os resultados não demoram a aparecer: mais...

PinPads ou POS? Qual o melhor para o meu negócio?

Você pequeno empresário ou empreendedor que está iniciando normalmente tem muitas dúvidas a respeito de sistemas e equipamentos de automação comercial.  Isso é normal. É um universo completamente novo, cheios de nomes estranhos mas que aos poucos vamos nos...