Segundo uma pesquisa do Sebrae, o microempreendedor individual (MEI) precisa melhorar a organização estrutural do seu negócio para que ele dê certo e seu projeto seja alavancado.

Planejamento é algo essencial na vida de qualquer empreendedor.

Estamos falando do planejamento que envolve prioritariamente o setor financeiro da empresa, vital para sua sustentação no mercado à longo prazo.

Planejamento

De acordo com a pesquisa, 77% dos empreendedores autônomos, que faturam até R$81 mil por ano, nunca fizeram um curso de finanças e cerca de 50% deles estão insatisfeitos com o seu resultado. 

O levantamento aponta que normalmente os gestores iniciantes usam o caderno ou um arquivo de word para anotar seus custos e recebimentos, vendem para receber o valor depois – o famoso “fiado” – e não usam recibos para comprovar entradas e saídas. 

Estes são alguns exemplos que podem levar uma empresa que está nascendo a um fechamento com menos de um ano de exercício.

Anotar as despesas e vendas em um caderninho atualmente é amador em um mercado tão competitivo e ágil.

Isso porque estamos passivos de errar, de não inserir as informações todos os dias e até de perder facilmente essas anotações.

Perde-se muito tempo dessa forma e o trabalho na empresa não é otimizado.

Estoque feito à mão

E quanto ao estoque? Dá para confiar em anotações de estoque feitas à mão?

Em um dia corrido em uma loja, por exemplo, é muito fácil se perder em entradas e saídas quando isso não está automatizado.

No final de um mês você pode estar tendo prejuízos no seu negócio e não sabe, simplesmente porque não há um controle eficaz.

Gestão com Automação Comercial

A melhor forma de gerenciar uma empresa é através de sistema de automação comercial.

Independente do tamanho do seu negócio, você pode ter um sistema que te ajude a administrar o seu negócio. Muita gente ainda pensa que sistemas de automação são apenas para grandes empresas, pois são caros e sofisticados demais.

Errado. Existem sistemas compatíveis para cada tamanho de negócio e com valores diferenciados para quem está começando.

A diferença no seu dia a dia é muito impactante e visível. 

Uma empresa que faz corretamente sua gestão através de processos automatizados consegue:

  1. Melhorar análises e criar um planejamento financeiro apurando lucro ou prejuízo, e identificando quais são os maiores custos e de onde estão vindo as principais receitas.
  1. Administrar contas a pagar e a receber – Todas essas atividades da gestão financeira geram dados e informações para elaboração de relatórios financeiros, como controle de vendas, apuração dos resultados, fluxo de caixa e balanço gerencial.
  1. Melhorar a contabilidade – através do registro das operações realizadas pela empresa, apurando impostos e emitindo guias de recolhimento fiscal. Geração de relatórios contábeis da empresa, como, por exemplo, balancete e balanço patrimonial 
  1. Otimizar o tempo gasto com contas. Em um sistema tudo está registrado automaticamente. Isso permite que você, como gestor, tenha mais tempo para pensar em estratégias de crescimento do seu negócio e não fique mais perdendo tempo com as contas.

Viu só como é de extrema necessidade um sistema de automação no seu negócio e que isso não tem a ver com o tamanho dele?

Você MEI, pode ter seu sistema de automação comercial de forma simples, desburocratizada e rápida com a ACB Automação Comercial.

Outros Posts

Automação comercial é coisa só de empresa grande?

Tenho uma pequena empresa e preciso melhorar meus fluxos. Posso ter automação comercial? Com a automação de processos, funcionários e donos de empresas conseguem simplificar etapas, processos e práticas diárias nos negócios. Os resultados não demoram a aparecer: mais...

PinPads ou POS? Qual o melhor para o meu negócio?

Você pequeno empresário ou empreendedor que está iniciando normalmente tem muitas dúvidas a respeito de sistemas e equipamentos de automação comercial.  Isso é normal. É um universo completamente novo, cheios de nomes estranhos mas que aos poucos vamos nos...