Como Escolher o Melhor Emissor de Nota Fiscal Eletrônica

Você sabia que a nota fiscal eletrônica é realizada desde 2006 pela SEFAZ – Secretaria de Estado da Fazenda? Tal programa foi uma parceria de vários setores do governo como o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Portanto, o sistema, desde seu lançamento, já foi alterado algumas vezes tendo em vista melhorias e otimizações.

É mesmo obrigatório emitir Nota Fiscal Eletrônica? 

As empresas, contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) são obrigadas a emitir NF-e para todas as operações que sejam importações, transferências ou vendas. Depois de algumas atualizações, até os optantes pelo Simples Nacional são elegíveis para a utilização da Nota Fiscal Eletrônica. Para mais informações a respeito do conceito, obrigatoriedade e uso da Nota Fiscal Eletrônica visite o canal oficial do Ministério da Fazenda.

A emissão da Nota Fiscal Eletrônica passou a ser obrigatória para o varejo em 2018, em boa parte do país. Confira o artigo completo sobre esse assunto. 

Emissor de Nota Fiscal Eletrônica: Quais são?

Inicialmente, os emissores podem ser divididos entre as ferramentas gratuitas e as pagas. O maior benefício dos emissores gratuitos é, justamente, não necessitar de pagamento para ser utilizado. Já as plataformas pagas tem a necessidade do investimento para serem utilizadas, porém, contam com uma grande quantidade de ferramentas para melhorar e tornar o processo de emissão de Nota Fiscal Eletrônica mais fácil e rápido, além de auxiliar o estabelecimento em diversas atividades como: controle de estoque, otimização no atendimento ao cliente, assistência de pedidos de compra e muito mais. Confira nessa lista o emissor de Nota Fiscal Eletrônica que mais se adequa ao seu tipo de negócio.

A primeira alternativa: Emissor NF-e do Sebrae

O emissor de Nota Fiscal Eletrônica do SEBRAE está na versão Beta, isso é, está sendo testado. Para a utilização do Emissor de Nota Fiscal Eletrônica do SEBRAE existe a necessidade de ter instalado no computador o Java e dispor de um sistema operacional Windows posterior ao Windows 7. Para mais detalhes e funcionalidades, tanto da instalação, quanto de funcionalidades e uso consulte o site oficial do SEBRAE em que é distribuído.

A segunda alternativa: Emissor NF-e do Freenfe

O Freenfe é um site que oferece duas modalidades para emissão de notas fiscais: uma gratuita e outra paga. A gratuita permite o cadastro de múltiplos CNPJ, cadastro de clientes, fornecedores e transportadoras. Além disso, promete os cálculos automáticos de impostos e tributações. O site também dispõe de uma versão paga com sistemas adicionais que permitem uma melhor gestão da empresa como relatórios financeiros, contas a pagar e receber. Apesar de parecer promissor a plataforma que oferece o serviço é demasiadamente nova o que não permite avaliar os serviços que presta de forma profunda.

A terceira alternativa: Emissor de Nf-e pago

As maiores vantagens dos emissores de nota fiscal pagos é que tem, geralmente, um suporte muito melhor do que os gratuitos. Entenda por suporte: a rapidez, agilidade e presteza o qual será respondido, se tiver alguma dúvida sobre a uso ou procedimento relacionado a emissão da nota fiscal.

Outro importante aspecto é quanto à integração com sistemas já existentes. Essa integração agiliza o processo como um todo e permite outras possibilidades como recebimento de pedidos, rastreio de encomendas, controle de caixa, entre outras funcionalidades, em apenas um único programa.

Ademais existem alguns emissores de nota fiscal que não exigem instalação em um computador físico, isso é, eles funcionam diretamente da internet. Isso é muito eficaz pois permite rápido acesso a partir de diferentes locais e computadores.

Conhecendo um pouco sobre o emissor de NF-e da Automação Comercial Bahia

A Automação Comercial Bahia oferece um serviço completo para a gestão do seu negócio. Com 25 anos de experiência em inovação tecnológica, os grandes diferenciais da ACB são: preços acessíveis, adesão facilitada, instalação, treinamento, orientação fiscal e assistência com suporte técnico especializado. Nos sistemas que a ACB trabalha, além da emissão da NF-e, você terá:

  • Assistência de pedidos de compra
  • Emissão de NF-e
  • Gestão de vendas por categorias de produtos (seção, grupo, subgrupo)
  • Acompanhamento de vendas via dispositivos móveis
  • Análise de vendas por ticket-médio e faixa horária
  • Painel de vendas on-line
  • Curva ABC de vendas
  • Análise de produtos sem vendas
  • Controle de comissões
  • Controle de precificação (mark-up, margem de contribuição)
  • Análise de margem de contribuição por categorias
  • Análise de margem de contribuição por produtos
  • Contas a pagar/receber
  • Controle de cartão de crédito
  • Tesouraria e conta corrente
  • Fluxo de caixa diário
  • Balancete (demonstrativo receitas X despesas)

Somado à essas vantagens, a solução da Automação Comercial Bahia mantém atualizada todas as obrigações fiscais, ou seja, não é necessário ir atrás de atualizações por conta própria. Para isso o sistema conta com homologação SAT, MFE, e NFC-e.  

Quais empresas podem utilizar o sistema da Automação Comercial Bahia?

Todos os tipos de varejo podem utilizar o sistema da Automação Comercial Bahia para otimizar a gestão dos negócios. Além disso, centros de reparos automotivos, oficinas, salão de beleza, imobiliária, corretores, óticas, pet shops, vidraçarias, entre inúmeros outros tipos, tanto de prestadores de serviços, como varejistas.

Conclusão

A emissão de nota fiscal eletrônica já é presente e será um futuro sem volta. Com todos os avanços no âmbito da tecnologia e comunicação, é notório que esse procedimento já se estabeleceu como um padrão.

Escolher o emissor que mais se adequa ao seu perfil de negócio não é uma tarefa difícil. Caso você tenha poucos recursos, utilize os emissores gratuitos para te auxiliar nesse processo. Se você tem a oportunidade de fazer um investimento mínimo inicial, o sistema da ACB vai caber no seu bolso e ainda te ajudará em diversas etapas da gestão da sua empresa.

Confira agora a melhor solução para o seu segmento e solicite uma consultoria gratuita e uma orientação fiscal ideal para o seu negócio.    

Escreva um comentário