Nota fiscal eletrônica passa a ser obrigatória ao varejo

Em 2018, a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) passou a ser obrigatória para o varejo em alguns estados do Brasil, sendo que essa mudança foi implantada aos poucos, até alcançar todo o país.

O documento, que é da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), serve como forma de recolhimento de imposto, além de comprovar transações comerciais e regularizar empréstimos e doações. Por esse motivo é um documento de suma importância para o empresário e para quem faz compras.

Antes, a nota fiscal não era eletrônica, sendo emitida por meio de papel. Mas, como forma de modernizar o processo de emissão de nota fiscal e deixar ainda mais prático e padronizado esse serviço, o documento foi reformulado e passou a ser eletrônico.

Como vamos apresentar ao longo desse texto, a implantação da nota fiscal eletrônica não começou sendo obrigatória a todos, mas agora é! Por isso, comerciantes e empresários do varejo também precisam ficar atentos: caso não cumpram com a obrigatoriedade da emissão da nota fiscal eletrônica, é possível que sejam suspensos do mercado!

Funções da nota fiscal eletrônica

Como já foi dito, a nota fiscal eletrônica serve como comprovante de determinada compra ou venda e também como forma de recolhimento de imposto. O documento ainda comprova as transações comerciais, mostrando o quanto de dinheiro saiu e entrou de determinada empresa. A nota fiscal também pode ser utilizada para regularizar doações e empréstimos, por exemplo. Esse é um documento muito importante, porque protege o consumidor, garantindo a ele direitos como trocas, devoluções e até reclamações com relação a outros produtos e serviços.

Processo de implantação da Nota Fiscal Eletrônica

No início, a emissão de nota fiscal eletrônica se tornou obrigatória apenas para algumas empresas que ofereciam serviços operacionais específicos, além de contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Mas, ao longo do tempo, a obrigatoriedade foi se estendendo até chegar a mais tipos de negócios e de profissionais.

O projeto começou a ser implantado há mais de 10 anos e ao longo desse processo de modernização, mais negócios foram obrigados a aderirem ao documento, assim como estados do país, que também precisaram implantar, aos poucos, essa nova forma de emitir a nota fiscal.

Segundo a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, o microempreendedor individual (MEI) não precisa emitir nota fiscal apenas quando faz a venda de um serviço ou produto para pessoa física. Mas, quando o serviço ou produto é vendido para pessoa jurídica, independente do porte da empresa em questão, existe a necessidade da emissão.

Mas, independente da obrigatoriedade ou não da emissão, a automação é fundamental para otimizar e melhorar esse processo. Calma, vamos te explicar o que é automação!

Meios para emitir a NF-e

A emissão da nota fiscal eletrônica não é gratuita. Desde janeiro de 2017, a emissão de nota fiscal eletrônica não é mais gratuita, sendo que uma decisão da  Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), fez com que a gratuidade fosse desconsiderada. Mas, hoje, é preciso que os empresários encontrem outras maneiras de emitir o documento.

E entre as diversas alternativas que existem para emitir a nota fiscal eletrônica, que surgiram após a suspensão do serviço gratuito pelo Sefaz, a mais comum e também mais recomendada, é por meio do sistema de automação comercial.

A contratação de um trabalho como esse, conta com um sistema completo que automatiza todo o processo, desde a coleta das informações da compra ou da venda de qualquer produto ou serviço, até a emissão definitiva da nota fiscal eletrônica, sem que haja a necessidade de precisar fazer esse serviço manualmente.

Mas afinal, o que é automação comercial?

A automação comercial nada mais é do que o uso de métodos e ferramentas para automatizar as atividades de uma loja ou de uma empresa, de forma a fazer com que essas empresas utilizem sistemas automatizados e equipamentos que facilitam os procedimentos operacionais, gerando informações com mais rapidez e precisão.

O sistema de automação comercial, conta com diferentes atividades que podem ser automatizadas, incluindo atendimento ao cliente, geração de dados e é claro, a emissão de nota fiscal eletrônica.

A automação é muito importante dentro de uma grande ou pequena empresa, sendo que,  sem ela, é preciso realizar os processos manualmente, abrindo margem para erros e, principalmente, para lentidão na execução das atividades. Ou seja, a automação agiliza e também padroniza todos os sistemas e processos.

Sistema de automação comercial para emissão de nota fiscal eletrônica

Já que a nota fiscal eletrônica foi desenvolvida com o intuito de modernizar a forma com que esse documento é emitido no país, nada que faça mais sentido do que modernizar também a maneira com que esse documento é emitido! Por isso que a automação desse processo é uma ótima opção.

Com a automação, não há preocupações para os gestores e nem há o risco de algum dos processos saírem de maneira incorreta. Por isso, investir em automação até mesmo na emissão de notas fiscais eletrônicas vale a pena e vai ajudar muito a sua empresa com toda essa parte burocrática.

Por que automatizar com a ACB

Agora que você já entendeu a importância e necessidade da nota fiscal eletrônica e viu que existem muitas maneiras de emitir esse documento, incluindo a automação do processo, chegou a hora de escolher a empresa ideal para realizar esse processo para você.

E é nesse momento que a ACB – Automação Comercial Bahia vai ajudar a sua empresa. Trabalhamos com inovações tecnológicas, assistência com suporte técnico especializado e muitas soluções comprovadas que podem te ajudar.

Além disso, contamos com mais de 25 anos de experiência em tecnologia e inovação e sempre estamos preocupados em levar ao pequeno e médio empresário a solução para automação comercial, com preço acessível e claro, agilidade!

Por isso, fique atento ao nosso blog para ficar por dentro das novidades e entre em contato conosco! Além de fazer todo tipo de automação comercial, também fazemos a automação de nota fiscal eletrônica.

Write a comment