Que segmentos de negócios hoje em dia podem ser automatizados?

Todos os segmentos atualmente podem ter seus processos automatizados. Seja de forma mais simples, com soluções menos robustas mas que refletem no tempo e praticidade das demandas do dia a dia da empresa até com soluções mais robustas e complexas.

É possível com mais ou menos equipamentos tornar os processos mais ágeis garantindo a satisfação do seu cliente a hora da compra e também aumentar a produtividade por meio da redução do tempo gasto com tarefas diárias.

Conheça algumas áreas que estão utilizando a automação para que sobre tempo e espaço para ampliar setores estratégicos, como a prospecção de clientes, a elaboração de orçamentos ou a negociação com fornecedores.  

A automatização precisa substituir uma atividade repetitiva e recorrente, com ganho de eficiência e confiabilidade. 

*Lojas de confecções e calçados 

*Estacionamentos

*Padarias e Delicatessens

*Frigoríficos

*Casas de Cosméticos

*Óticas

*Restaurantes

*Bares e Lanchonetes

*Supermercados

*Mercadinhos 

*Lojas de Conveniência

*Atacadista e Distribuidor

*Construtoras e Incorporadoras

*Centro de Autopeças

*Hotéis e Móteis

*Indústrias

*Imobiliárias

*Lojas de material médico

*Setor de Móveis e eletrodoméstico

*Segmentos de móveis planejados

*Casas de material de construção

*Petshops

*Vidraçarias

*Salões de Beleza

*Distribuidoras de Gás e Água

*Sindicatos e Associações

Posso então automatizar minha pequena empresa?

Sim!

Engana-se quem pensa que a automatização está restrita às grandes indústrias, que produzem milhares de produtos por dia e possuem centenas de processos automatizados por máquinas, esteiras, sensores e robôs para substituir o trabalho manual dos funcionários e aumentar a produtividade por meio da redução do tempo gasto nas tarefas.

Embora a automatização seja muito comum nas empresas com parques de produção, ela não é exclusividade de quem produz em grande escala. A automatização para pequenas empresas têm o mesmo potencial, com os mesmos ganhos de produtividade, mas em escala menor.

E como faço para automatizar a minha empresa? Qual o primeiro passo?

Para automatizar a sua empresa, o primeiro passo é analisar os processos repetitivos, manuais ou falhos, que poderiam ser beneficiados com o uso da tecnologia.Como todas as empresas, não importa o porte ou o ramo de atuação, possuem fluxo de caixa e contas a pagar e a receber, uma boa ideia é começar a automatização pelo sistema de gestão.

Sendo assim, definido o processo que será automatizado, o próximo passo é investir em tecnologia, para implantar a automatização, e em treinamento dos funcionários. Sem orientação, um investimento alto pode ser desperdiçado.

Finalmente, cabe a você acompanhar o processo de automatização, medindo os resultados e fazendo comparações. Esse controle é essencial para manter a empresa atualizada e o processo de automatização dentro dos resultados esperados.

Outros Posts

PinPads ou POS? Qual o melhor para o meu negócio?

Você pequeno empresário ou empreendedor que está iniciando normalmente tem muitas dúvidas a respeito de sistemas e equipamentos de automação comercial.  Isso é normal. É um universo completamente novo, cheios de nomes estranhos mas que aos poucos vamos nos...

Saiba (definitivamente!) como controlar o seu estoque

Uma pergunta muito comum entre os empreendedores, principalmente aqueles que estão começando é: como controlar o estoque e para quê? Fazem infinitas pesquisas no Google, cometem erros e acertos, testes que muitas vezes não dão certo e com isso acontecem muitas perdas...