Todos os segmentos atualmente podem ter seus processos automatizados. Seja de forma mais simples, com soluções menos robustas mas que refletem no tempo e praticidade das demandas do dia a dia da empresa até com soluções mais robustas e complexas.
É possível com mais ou menos equipamentos tornar os processos mais ágeis garantindo a satisfação do seu cliente a hora da compra e também aumentar a produtividade por meio da redução do tempo gasto com tarefas diárias.
Conheça algumas áreas que estão utilizando a automação para que sobre tempo e espaço para ampliar setores estratégicos, como a prospecção de clientes, a elaboração de orçamentos ou a negociação com fornecedores.
A automatização precisa substituir uma atividade repetitiva e recorrente, com ganho de eficiência e confiabilidade.
*Lojas de confecções e calçados
*Estacionamentos
*Padarias e Delicatessens
*Frigoríficos
*Casas de Cosméticos
*Óticas
*Restaurantes
*Bares e Lanchonetes
*Supermercados
*Mercadinhos
*Lojas de Conveniência
*Atacadista e Distribuidor
*Construtoras e Incorporadoras
*Centro de Autopeças
*Hotéis e Móteis
*Indústrias
*Imobiliárias
*Lojas de material médico
*Setor de Móveis e eletrodoméstico
*Segmentos de móveis planejados
*Casas de material de construção
*Petshops
*Vidraçarias
*Salões de Beleza
*Distribuidoras de Gás e Água
*Sindicatos e Associações
Posso então automatizar minha pequena empresa?
Sim!
Engana-se quem pensa que a automatização está restrita às grandes indústrias, que produzem milhares de produtos por dia e possuem centenas de processos automatizados por máquinas, esteiras, sensores e robôs para substituir o trabalho manual dos funcionários e aumentar a produtividade por meio da redução do tempo gasto nas tarefas.
Embora a automatização seja muito comum nas empresas com parques de produção, ela não é exclusividade de quem produz em grande escala. A automatização para pequenas empresas têm o mesmo potencial, com os mesmos ganhos de produtividade, mas em escala menor.
E como faço para automatizar a minha empresa? Qual o primeiro passo?
Para automatizar a sua empresa, o primeiro passo é analisar os processos repetitivos, manuais ou falhos, que poderiam ser beneficiados com o uso da tecnologia.Como todas as empresas, não importa o porte ou o ramo de atuação, possuem fluxo de caixa e contas a pagar e a receber, uma boa ideia é começar a automatização pelo sistema de gestão.
Sendo assim, definido o processo que será automatizado, o próximo passo é investir em tecnologia, para implantar a automatização, e em treinamento dos funcionários. Sem orientação, um investimento alto pode ser desperdiçado.
Finalmente, cabe a você acompanhar o processo de automatização, medindo os resultados e fazendo comparações. Esse controle é essencial para manter a empresa atualizada e o processo de automatização dentro dos resultados esperados.