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É hora de seguir as tendências de mercado

Como sempre, com um novo ano, surgem novas tendências no mundo do varejo e do comércio eletrônico.

Nos últimos meses, com a pandemia, fomos bombardeados com novas tecnologias, novas formas de trabalhar, de atender o cliente, de otimizar o trabalho. Mas vamos lá.

São amplos os projetos de automação, de transformação digital e inovação no varejo para 2021. Os varejistas lidam com alta competição, pressão de preços, um consumidor altamente conectado e com grandes expectativas. 

A inovação no varejo está ocorrendo em várias frentes e com diferentes ferramentas e tecnologias. No entanto, é importante notar que inovação não significa necessariamente criar algo novo.

E o que é inovar no varejo?

Inovar é sobre resolver problemas reais. Inovar pode significar fazer menos, ou reduzir custos, otimizar, ou melhorar a experiência do seu cliente no seu mercado ou loja.

O varejista/comerciante não precisa ir longe, não precisa contar com a tecnologia mais atual e cara para inovar, na maioria das vezes, a inovação está muito mais próxima do que ele imagina. Sabemos que para o pequeno empreendedor, investir em altas tecnologias não é viável, seja pelos custos altos, seja pela mão de obra mais especializada e cara, então a ideia é ser criativo e usar da melhor forma possível aquilo que está à mão.

Para isso, é importante que se faça as perguntas certas sobre o seu negócio para entender que tipo de tecnologia você pode e deve usar. Por exemplo:

  • Comece com as inovações que são necessárias para permanecer relevante para seu cliente, lucrativo e bom para os negócios;
  • Em seguida (ou ao mesmo tempo), olhe para as inovações de varejo onde pequenas coisas provam fazer uma grande diferença;
  • Mantenha a experiência de compra e a experiência geral do cliente em mente, pois é aí que a diferença pode ser feita;

Agora a ACB vai explicar aqui, quais são as novas tendências no mundo do varejo e do comércio eletrônico.

Tendência nº 1: entrega no mesmo dia (ou o mais rápido possível)

Parece que as expectativas do cliente em relação ao tempo de envio estão ficando cada vez mais rápidas. Primeiro veio 2 dias com a ascensão do Amazon Prime, depois no dia seguinte e no mesmo dia. E as grandes lojas estão seguindo os passos da Amazon.

Ok, estamos falando aqui de gigantes do mercado, porém o micro empreendedor tem que estar atento ao que acontece com o grande varejo e tentar implementar essas ideias da melhor forma possível em seu negócio.

Tendência nº 2: marketing de influência

O marketing de influenciadores costumava envolver selfies, legendas cuidadosamente construídas e fotos de produtos altamente editadas. Mas em 2020, vimos uma grande mudança na forma como marcas e influenciadores trabalham juntos, não é verdade?

O conteúdo do influenciador mudou lentamente para uma estética real e crua, e essa mudança continuará em 2021. Porque?

Comprar não é mais apenas sobre os produtos, é sobre a experiência. Os consumidores desejam experiências ininterruptas que se estendam perfeitamente por todos os canais. Eles esperam facilidade, serviço e personalização. Em conclusão, neste cenário, não é mais o comprador que deve se precaver, é o vendedor. 

Tendência nº 3: migração acelerada para o digital

A pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro revelou que o e-commerce bateu um recorde em 2020: são mais de 1,3 milhão de lojas – grande parte delas de pequeno porte, com faturamento de até R$ 250 mil por ano. Ou seja, essa migração – em ritmo acelerado – foi uma das marcas do varejo em 2020.

Tendência nº 4: Crescimento de aplicativos de delivery

Talvez o efeito mais óbvio em 2020 tenha sido o aumento das compras por aplicativos de delivery. Mais de 70% dos consumidores começaram a usar ou aumentaram o uso de apps de entrega durante a pandemia, principalmente por terem o que precisam sem precisar sair de casa.

Em suma, essas são as principais tendências do varejo digital. Não podemos nos acomodar e nem fechar os olhos para o que está por vir. A concorrência está mais alta que nunca e só sobrevive neste mercado, quem está se preparando para inovar, ou já inovou neste ano de 2020.

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