Saiba tudo sobre a Emissão de NF-e

A nota fiscal eletrônica deve ser emitida sempre por donos de empresas e comércios, quando algum serviço for prestado, ou produto for vendido. Aliás, é obrigação das empresas fazer a emissão desse documento, que conta com  inúmeras funções, tanto para a empresa, quanto para o comprador.

Para emitir a nota fiscal eletrônica, é importante considerar uma série de requisitos, sendo o primeiro deles, o tipo de enquadramento da empresa. Existem vários modelos de notas fiscais eletrônica e por isso é importante estudar cada uma delas e emitir aquela que é a correta para seu negócio, de acordo com o que julgar mais adequado dentro dos parâmetros necessários.

Mas, antes de saber quais modelos de emissão da nota fiscal eletrônica existem e qual é o ideal para sua empresa, é importante saber para que serve a nota fiscal e quais suas funções! E você, sabe?

Para que serve a nota fiscal eletrônica

A nota fiscal eletrônica é um documento da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), serve como forma de recolhimento de imposto, além de comprovar transações comerciais e regularizar empréstimos e doações. Por esse motivo é um documento de suma importância para o empresário e para quem realiza as compras, ou seja, o próprio consumidor.

Além disso, a nota fiscal eletrônica serve como comprovante de determinada compra ou venda, além de ser utilizada para regularizar doações e empréstimos, por exemplo. Fora isso, a nota fiscal eletrônica também é utilizada para o caso de trocas de mercadorias.

Esse é um documento muito importante, porque, além de garantir que a empresa está dentro de todas as leis e obrigações, ainda protege o consumidor, garantindo a ele direitos como trocas, devoluções e até reclamações com relação aos produtos e serviços adquiridos.

Implantação da Nota Fiscal Eletrônica

A emissão de nota fiscal eletrônica se tornou obrigatória, a princípio, apenas para algumas empresas que ofereciam serviços operacionais específicos, além de contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Isso porque antes, esse documento não era eletrônico, mas sim, em papel.

Porém, para modernizar o processo e ainda facilitar e automatizar a emissão dessa nota, o Governo Federal fez uma mudança para que o documento passasse a ser totalmente eletrônico, como é hoje.

Mas, como citado anteriormente, a emissão da nota fiscal eletrônica não era obrigatória a todos, porém, ao longo do tempo, a obrigatoriedade foi se estendendo até chegar a mais tipos de negócios e de profissionais.

O projeto começou a ser implantado há mais de 10 anos e ao longo desse processo de modernização, mais negócios foram obrigados a aderir ao documento, assim como estados do país, que também precisaram implantar, aos poucos, essa nova forma de emitir a nota fiscal.

Segundo a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, o microempreendedor individual (MEI) não precisa emitir nota fiscal sempre, apenas quando faz a venda de um serviço ou produto para pessoa física. Mas, quando o serviço ou produto é vendido para pessoa jurídica, independente do porte da empresa em questão, existe a necessidade da emissão.

Para fazer a emissão, independente da obrigatoriedade, uma das melhores maneiras é automatizando o processo! Afinal, são muitas as regras e normas que precisam ser seguidas para que seja emitido o documento e por isso, contratar um serviço automático facilita a vida do dono da empresa.

Automação da emissão da nota fiscal eletrônica

Como já foi dito, existem diferentes alternativas para emitir a nota fiscal eletrônica, já que ela não é mais emitida a partir do serviço gratuito do Sefaz, que antes era de graça.

Mas, dentre tantas formas, a mais comum e também mais recomendada, é por meio do sistema de automação comercial. Sabendo disso, você nem precisa se preocupar com todo o processo de emissão da nota, nem mesmo sobre tudo que precisa ser feito para emitir o documento.

Esse tipo de trabalho conta com um sistema completo que automatiza todo o processo, desde a coleta das informações da compra ou da venda de qualquer produto ou serviço, até a emissão definitiva da nota fiscal eletrônica, sem que haja a necessidade de precisar fazer esse serviço manualmente.

É claro que se houver a necessidade e o interesse em saber tudo sobre a emissão da nota fiscal eletrônica, é possível que o empresário procure saber de tudo, porém, a automação evita a necessidade do desprendimento de tempo por parte do dono da empresa, para resolver questões que podem ser resolvidas automaticamente.

Automação comercial

Demos ênfase na automação da emissão de nota fiscal eletrônica, mas é importante também saber o que é a automação comercial de maneira geral. Essa, se trata do uso de métodos e ferramentas para automatizar as atividades de uma loja ou de uma empresa, de forma a fazer com que os procedimentos operacionais gerem informações com mais precisão e rapidez.

Esse sistema conta com diferentesatividades que são automatizadas, incluindo atendimento ao cliente, geração de dados e é claro, a emissão de nota fiscal eletrônica.

A automação é muito importante dentro de uma grande ou pequena empresa, sendo que,  sem ela, é preciso realizar os processos manualmente, abrindo margem para erros e, principalmente, para lentidão na execução das atividades. Ou seja, a automação agiliza e também padroniza todos os sistemas e processos.

Automatizar com a ACB

Como visto ao longo do texto, a automação comercial é uma das melhores maneiras para emitir nota fiscal eletrônica e ainda automatizar, facilitar, padronizar e ainda acelerar muitos outros processos dentro de uma empresa. Por isso é importante contratar a empresa ideal para realizar esses processos, já que eles são a base do seu negócio e precisam ser feitos da melhor maneira e com os melhores profissionais.

E é nesse momento que a ACB – Automação Comercial Bahia vai ajudar a sua empresa. Trabalhamos com inovações tecnológicas, assistência com suporte técnico especializado e muitas soluções comprovadas que podem te ajudar.

Além disso, contamos com mais de 25 anos de experiência em tecnologia e inovação e sempre estamos preocupados em levar ao pequeno e médio empresário a solução para automação comercial, com preço acessível e claro, agilidade!

Por isso, fique atento ao nosso blog para ficar por dentro das novidades e entre em contato conosco! Além de fazer todo tipo de automação comercial, também fazemos a automação de nota fiscal eletrônica.

Write a comment