O que é automação comercial?

Os processos diários do seu negócio, sejam eles operacionais ou gerenciais, cujas rotinas são a base para cada atividade do negócio, geram uma grande quantidade de dados diariamente. E o que fazer com todos estes dados? Pois bem…

Por incrível que pareça, muita gente ainda hoje acha que pode gerenciar de forma eficaz, suas vendas, seu estoque, suas entradas e saídas no papel. Sim! Ou que seja em uma planilha Excel, no máximo! Mas…

Essas pessoas com certeza, ainda não conhecem o que é a automação comercial, seus principais benefícios e vantagens e como pode ser um investimento que retorna para a empresa de forma rápida e visível no dia a dia das operações.

Mas afinal, o que é automação comercial?

A automação comercial é a utilização de ferramentas e métodos tecnológicos para automatizar atividades do dia a dia de uma loja, indústria, negócio. É tornar tudo automático, como o nome já diz.

Uma empresa automatizada utiliza softwares (sistemas) e hardwares (equipamentos) para dar suporte aos procedimentos operacionais e com isso gerar informações para tomadas de decisão, bem como automatizar processos operacionais, como, por exemplo, o atendimento ao cliente e o controle do estoque. E tem mais!

Sem a automação comercial, todos os processos têm que ser realizados manualmente, como falamos na introdução e isso abre margem para erros e para a lentidão na execução dos processos.

Como tempo é dinheiro, imagine disponibilizar o tempo de sua equipe para uma tarefa que um sistema pode fazer em minutos? 

Centralizando processos, você consegue ter facilidade no acesso às informações de sua empresa e controlar o seu negócio precisamente.

Suporte em suas operações

Ou seja, a automação é um suporte em sua operação para que você perca menos tempo com tarefas e invista mais no atendimento aos seus clientes. 

Portanto, a automação comercial chega para padronizar, automatizar, otimizar e agilizar as rotinas necessárias para a operação e gestão de um negócio.

As modificações com a automação comercial, vão desde a estrutura básica da gestão de negócios até a forma que a empresa irá se relacionar com seus clientes e fornecedores, possibilitando decisões inteligentes, mas

Infelizmente um conceito bastante comum limita a automação comercial às rotinas que atendem ao processo de venda das lojas, nos balcões e caixas vinculando o termo aos equipamentos do PDV (Ponto de Venda).

Mas a automação comercial merece uma abordagem mais ampla que envolve desde o PDV , a emissão de cupons fiscais, até os complexos softwares de retaguarda que consiste em um sistema ERP.

A melhoria do processo de gestão da empresa conduz a uma maior satisfação do cliente e, claro, ao aumento da rentabilidade da empresa. 

Outros Posts

Não ter automação comercial significa perder dinheiro?

Não investir no controle de caixa é um dos motivos pelo qual uma empresa pode perder dinheiro. Todo empreendedor precisa saber quais são as entradas e saídas e quanto ele possui em reserva para emergências. As informações obtidas por meio de um controle de caixa são...

Você sabe como surgiu a automação comercial?

A automação industrial começou a ganhar destaque na sociedade por volta da segunda metade do século XVIII, na Inglaterra. Foi nessa época que os sistemas de produção artesanal e agrário começaram a se transformar em industrial e foram desenvolvidos os primeiros dispositivos simples e semiautomáticos

Automação comercial é coisa só de empresa grande?

Tenho uma pequena empresa e preciso melhorar meus fluxos. Posso ter automação comercial? Com a automação de processos, funcionários e donos de empresas conseguem simplificar etapas, processos e práticas diárias nos negócios. Os resultados não demoram a aparecer: mais...