Os processos diários do seu negócio, sejam eles operacionais ou gerenciais, cujas rotinas são a base para cada atividade do negócio, geram uma grande quantidade de dados diariamente. E o que fazer com todos estes dados? Pois bem…
Por incrível que pareça, muita gente ainda hoje acha que pode gerenciar de forma eficaz, suas vendas, seu estoque, suas entradas e saídas no papel. Sim! Ou que seja em uma planilha Excel, no máximo! Mas…
Essas pessoas com certeza, ainda não conhecem o que é a automação comercial, seus principais benefícios e vantagens e como pode ser um investimento que retorna para a empresa de forma rápida e visível no dia a dia das operações.
Mas afinal, o que é automação comercial?
A automação comercial é a utilização de ferramentas e métodos tecnológicos para automatizar atividades do dia a dia de uma loja, indústria, negócio. É tornar tudo automático, como o nome já diz.
Uma empresa automatizada utiliza softwares (sistemas) e hardwares (equipamentos) para dar suporte aos procedimentos operacionais e com isso gerar informações para tomadas de decisão, bem como automatizar processos operacionais, como, por exemplo, o atendimento ao cliente e o controle do estoque. E tem mais!
Sem a automação comercial, todos os processos têm que ser realizados manualmente, como falamos na introdução e isso abre margem para erros e para a lentidão na execução dos processos.
Como tempo é dinheiro, imagine disponibilizar o tempo de sua equipe para uma tarefa que um sistema pode fazer em minutos?
Centralizando processos, você consegue ter facilidade no acesso às informações de sua empresa e controlar o seu negócio precisamente.
Suporte em suas operações
Ou seja, a automação é um suporte em sua operação para que você perca menos tempo com tarefas e invista mais no atendimento aos seus clientes.
Portanto, a automação comercial chega para padronizar, automatizar, otimizar e agilizar as rotinas necessárias para a operação e gestão de um negócio.
As modificações com a automação comercial, vão desde a estrutura básica da gestão de negócios até a forma que a empresa irá se relacionar com seus clientes e fornecedores, possibilitando decisões inteligentes, mas
Infelizmente um conceito bastante comum limita a automação comercial às rotinas que atendem ao processo de venda das lojas, nos balcões e caixas vinculando o termo aos equipamentos do PDV (Ponto de Venda).
Mas a automação comercial merece uma abordagem mais ampla que envolve desde o PDV , a emissão de cupons fiscais, até os complexos softwares de retaguarda que consiste em um sistema ERP.
A melhoria do processo de gestão da empresa conduz a uma maior satisfação do cliente e, claro, ao aumento da rentabilidade da empresa.