Que equipamentos preciso para automatizar meu negócio?

Conheça nesse artigo os principais equipamentos utilizados em automação comercial

No dia a dia do varejo, quando falamos em automação comercial, os varejistas costumam lembrar dos equipamentos do PDV, da frente do caixa (como impressoras, gavetas, leitores de código de barras, computadores e balanças que são usadas para a venda de produtos a granel).

Mas existem outros equipamentos que devem ser considerados caso façam sentido para o seu negócio. Vamos conhecê-los?

Equipamentos para PDV

Impressoras

A impressora está envolvida diretamente no processo de venda, e isso faz dela uma das partes mais importantes do seu PDV. Por isso, atentar-se a escolher uma impressora que atenda a demanda da sua loja é muito importante, ela consegue otimizar o tempo gasto no fechamento da venda, e, consequentemente, garante a melhor satisfação dos seus clientes. 

Outra característica fundamental é o atendimento à legislação do seu Estado. Se seu estabelecimento emite NFC-e, a impressora deve ser compatível com essa função.

Gavetas

No ato da venda a gaveta de dinheiro é um equipamento muito importante. É ela que garante o armazenamento das notas e moedas. Atualmente existem vários tipos de gaveta de dinheiro, e a diferença entre os modelos consiste, basicamente, na abertura da tampa, fabricante e a matéria-prima utilizada. 

Ao escolher o fabricante, é importante o varejista avaliar se a empresa oferece garantia do equipamento e, ainda, se há uma assistência técnica qualificada.

Leitores de código de barra

blank
Leitor de código de barras

Também chamado de scanner, o leitor de código de barras é utilizado para a leitura de códigos dos produtos. Entre a variação de modelos, ele pode ser de mão ou de mesa. 

O Leitor de Código de barra de mão tem um custo menor, porém ele funciona com apenas um feixe de laser. Dessa forma, ele é direcionado para a posição correta de código da mercadoria para realizar a leitura. Ele é mais indicado para lojas que possuem menos movimento. 

No caso do Leitor de Código de barras de mesa, ele tem custo maior e, além disso, é fixo. Esse tipo é considerado mais rápido e tem vários feixes de luz . Por isso, é indicado para supermercado, padarias e mercearias que têm maiores volumes de vendas. Isso porque elas precisam de velocidade com a operação simples e eficiente. 

Pinpads

O pinpad é um dos equipamentos de automação comercial que não pode faltar no seu comércio, pois ele possibilita aplicações em TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), ou seja, permite o recebimento de pagamentos por meio de cartão de crédito e débito.

Oferecer mais alternativas de pagamento para seus clientes é essencial para a expansão do seu comércio, aumentando suas vendas e, consequentemente sua rentabilidade.

Computador

Os computadores fazem parte do momento mais importante de dentro da loja: a venda. Por isso, é importante pensar em um equipamento que proporcione segurança e agilidade para as suas vendas. Para que ele consiga interligar  com os outros equipamentos, deve ter várias USBs e pelo menos uma Porta Serial. São essas conexões que permitirão a interligação com as balanças, leitores de códigos de barras, teclados, gavetas, além das impressoras. 

O fornecedor de software é quem deve indicar a configuração necessária do computador que será utilizado. 

Balança

Para quem trabalha com produtos pesáveis, como hortifrutigranjeiros, padaria ou restaurante Self-service, a balança é extremamente útil. Dependendo do tipo, ela pode ser instalada diretamente no PDV ou em locais específicos da área de vendas.

Em empresas maiores, como supermercados e padarias, que demandam boa eficiência operacional, ter balanças instaladas diretamente nos setores proporciona agilidade nas operações do caixa. 

Outros equipamentos

Cofre Inteligente

blank

O cofre inteligente é como um cofre comum, mas com algumas funcionalidades a mais. Nele, há uma espécie de contador, onde você coloca as notas para a contagem e recolhimento. Além disso, também possui uma espécie de computador, onde você deve digitar a senha para fazer o procedimento. Ele consegue oferecer também o serviço de crédito diário, além de ter também um seguro que garante o ressarcimento do valor depositado no cofre.

Coletor

Apesar do coletor não estar vinculado ao processo de venda propriamente dito, quando se pensa em como automatizar os processos de um estabelecimento comercial, ele tem uma função muito importante. O coletor está basicamente envolvido em dois processos: o de conferência de no ato do recebimento de mercadorias e no do inventário.

Nobreaks

Um nobreak ou UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, na sigla em inglês) é um condicionador que regula a voltagem e a pureza da energia que chega até os eletrônicos conectados a ele. Além disso, nobreak também é responsável por alimentar os dispositivos, em caso de queda de luz, através de uma bateria.

Catracas

A catraca de controle de acesso garante segurança para empresas e indústrias, de maneira a permitir o controle de acesso de pessoas em ambientes restritos.

Este artigo foi útil para você? Compartilhe!

Outros Posts

Automação comercial é coisa só de empresa grande?

Tenho uma pequena empresa e preciso melhorar meus fluxos. Posso ter automação comercial? Com a automação de processos, funcionários e donos de empresas conseguem simplificar etapas, processos e práticas diárias nos negócios. Os resultados não demoram a aparecer: mais...

PinPads ou POS? Qual o melhor para o meu negócio?

Você pequeno empresário ou empreendedor que está iniciando normalmente tem muitas dúvidas a respeito de sistemas e equipamentos de automação comercial.  Isso é normal. É um universo completamente novo, cheios de nomes estranhos mas que aos poucos vamos nos...